domingo, 20 de fevereiro de 2011

O que é uma vida saudável

O estilo de vida saudável inclui um conjunto de ações no qual há uma necessidade de exercer todos os processos benéficos para que se tenha uma boa qualidade de vida.
Hoje em dia com tantas doenças que são causadas por não se seguir uma alimentação saudável, falta de exercício físico, há uma maior preocupação com a saúde da população.
As doenças crônicas não transmissíveis são causas de morte em vários países: obesidade, hipertensão, diabetes, câncer.
Pequenas atitudes podem ser realizadas para que essas doenças possam ser prevenidas ou minimizadas por indivíduos que as possuem.
Um desses processos se obtém com uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes necessários.
A obesidade é problema de saúde pública de grande agravo em várias partes do mundo e atinge todas as classes sociais, independente do sexo e faixa etária. Ocorre um grande gasto com essa doença, enquanto uma melhor forma de prevenir começa com uma boa educação nutricional, a prevenção da doença antes de seu surgimento.
Há várias formas de agir com a prevenção, metas devem ser estabelecidas junto ao indivíduo.
O processo começa com acompanhamento por um especialista que vai auxiliar na redução de peso, mudanças no hábito alimentar, práticas de atividade física, além do próprio esforço e vontade de vencer essa grande batalha em prol á saúde.
Outro problema de saúde pública que pode ser divulgado refere á hipertensão e diabetes, sendo mais prejudicados se não houver um controle com a alimentação, pratica etilista ou tabagista a falta de atividade física podem agravar o fato.
Uma má alimentação pode piorar todas as doenças crônicas, como o baixo consumo de frutas, verduras e legumes.
A falta de atividade física também tem grande influência no agravo. Práticas simples como caminhar, subir escadas podem auxiliar na melhora. Caso haja necessidade de ser algum exercício específico, procure um profissional qualificado.
Comece a preocupar com bons hábitos alimentares desde a infância, orientar sobre a importância para a prevenção de doenças que já podem acontecer nesse período, prolongar até a vida adulta chegando a senescência.
Adotar bons hábitos com o objetivo de obtenção de uma boa saúde significa ter uma boa qualidade de vida, estar feliz consigo mesmo, alcançar objetivos para ser feliz.
Deixe o estresse longe de sua vida, pois isso pode aumentar qualquer tipo de doença, faça ações que mexa com seu alto estima, te deixe em paz com seu interior, faça florescer sempre um sorriso, pois isso te deixa sempre belo em qualquer ocasião.
A família é um ponto chave nesse processo, sendo ideal um bom convívio entre ambos para que todas as metas a serem atingidas.
Tenha sempre amigos ao seu lado, serve de força para resolução de problemas ou desafios.
Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta. Ajuda a nos proteger de doenças, e ajuda a impedir que as doenças crônicas piorem. Isto é importante, porque à medida que o corpo envelhece, começa-se a notar alterações nos músculos e nas articulações e um declínio na sensação de "força" física. Um estilo de vida saudável inclui a saúde preventiva, boa nutrição e controle do peso, recreação, exercícios regulares, e evitar substâncias nocivas ao organismo.
Viva bem consigo mesmo para que sua saúde seja perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário