domingo, 20 de fevereiro de 2011

Hábitos de Higiene Pessoal e Vida Saudável

Saiba como tomar atitudes saudáveis e higiênicas, o jeito certo de fazê-las e os benefícios e malefícios de cada uma.
Higiene pessoalA higiene pessoal aglomera os cuidados que a pessoa deve ter com a saúde, para que seu corpo fique longe de bactérias e vírus que podem estar presentes em diversos atos feitos ao longo do dia.
Além proteger de doenças, a higiene pessoal também aumenta a auto-estima. Com isso as pessoas se sentem mais confortáveis e confiantes para enfrentar melhor situações do dia-a-dia.
A higiene pessoal envolve higiene corporal, higiene genital e higiene bucal.
Atitudes como tomar banho, lavar as mãos, escovar bem os dentes e usar certos tipos de roupas são importantes para que a saúde continue estável e o corpo limpo.
Banho Higiene pessoalBanho. A pele humana possui milhões de glândulas que produzem suor e substâncias parecidas com sebo. Sem limpar a pele vai surgir um acumulo gradativo dessas substâncias, que se somam a sujeiras exteriores. O banho faz bem para a saúde de quem toma e também para pessoas que convivem com ela. É importante que a pessoa tome banho diariamente.
Consequências: A falta do banho pode gerar assaduras, mau cheiro, micoses, corrimentos vaginais, sarna, piolho e infecções urinárias.
Mãos lavadas Higiene pessoalLavar as mãos. Sempre que você toca em alguma pessoa, superfície ou objetos ao longo do dia adquire bactérias e vírus em suas mãos. É importante lavá-las com água e sabonete líquido ou com álcool. Sempre que a mão entra em contato com os olhos, nariz ou boca os germes ali encontrados infectam o nosso organismo, podendo originar doenças. É importante lavar as mãos antes de lavar comidas ou comê-las, tratando de feridas ou dando remédios, tocando em pessoas doentes ou feridas e introduzindo ou tirando lentes de contato. É importante lavar as mãos depois de preparar a comida, ir ao banheiro, tocar em animais ou brinquedos, segurando algo que pode estar contaminado (ex.: lixo), tossir.
Consequências: Não lavar as mãos pode resultar em contaminação e desenvolvimento de doenças virais, bacterianas e fúngicas.
Importante: Se não estiver em casa lave as mãos com sabonete apenas se ele for líquido. Não é aconselhável utilizar o sabonete em barra, pois a pessoa que usou antes deixou bactérias no produto.
Unhas Higiene pessoalUnhas. As unhas devem estar sempre limpas. A sujeira fica armazenada na parte debaixo da unha, sendo assim quando a pessoa coloca a mão na boca é infectada com as bactérias pertencentes ali. A unha faz com que mulheres se sintam ainda mais poderosas e bonitas, supervalorizam as mãos e caso estejam bem cuidadas fazem com que os outros pensem que a mulher é limpa e saudável. É bom que homens cortem suas unhas frequentemente para que também pareçam limpas.
Consequências: A falta de cuidado com as unhas pode gerar verminoses e doenças intestinais.
Roupa de algodão Higiene pessoalRoupas. Saber que o corpo regula a temperatura de acordo com sua exposição é importante para sabermos qual roupa utilizar. As roupas devem ser confortáveis e folgadas. Nunca utilize roupas intimas repedidamente sem lavá-las antes, a higiene genital é importante para relacionamentos.
Consequências: Corrimentos vaginais, infecções urinarias, mau cheiro, celulites.
Sapatos  Higiene pessoalSapatos. Muitas pessoas não sabem, mas escolher o sapato certo também faz toda diferença para o cheiro dos pés. Sapatos fechados que não deixam o suor sair, fazem com que o mau cheiro fique impregnado nos pés, gerando o famoso chulé. Prefira sapatos mais abertos e não use o mesmo sapato vários dias seguidos. Quando utilizar tênis, escolha meias de algodão e se puder passe talco antes de colocar as meias.
Consequências: Mau cheiro e micoses.
Dentes Higiene pessoalDentes. Nunca se esqueça de escovar os dentes sempre que ingerir algum alimento ou pelo menos três vezes ao dia. De preferência depois do café da manhã, do almoço e quando for dormir. Nunca durma sem escovar os dentes. Limpe-os interiormente e exteriormente, não se esqueça de lavar a língua, local onde ficam alojadas muitas bactérias. Troque sua escova de três em três meses ou se perceber que ela está desgastada. Nunca se esqueça de usar fio dental. A saúde bucal é importante também para a estética das pessoas, todo mundo gosta de ver um belo sorriso no rosto.
Consequências: Mau hálito, cáries, tártaro, placas, problemas nas gengivas, sensibilidade, reumatismo infeccioso e gengivite.
Axilas - Higiene pessoalAxilas. Quando as bactérias ingerem secreções de glândulas apocrinas, o suor, o metabolismo extraído produz um cheiro desagradável, conhecido popularmente como CC. Este é um problema mundialmente conhecido e preocupante para muitas pessoas. A limpeza das axilas é importante para que este cheiro não seja contínuo. Evite usar roupas de sintético, use desodorantes todos os dias, tome banho diariamente, tenha sempre em mãos desodorante ou perfumes. Caso transpire demais, procure um dermatologista para que ele te aconselhe o que deve ser feito no seu caso.
Consequências: Mau cheiro e micoses.
Lavando o cabelo - Higiene pessoalCabelos. Lave sempre seus cabelos. Ao menos, duas vezes por semana é importante que o cabelo seja lavado para que fique com impressão limpa e com cabelo mais macio. A falta de limpeza gera desconforto para pessoas que estão em volta, pois pode gerar caspas que ficam amostra. Cabelos limpos elevam a auto-estima da pessoa e fazem com que se sintam melhor.
Consequências: Caspas, piolho, mau cheiro, oleosidade e queda de cabelo.
Lavando o rosto - Higiene pessoalLave o rosto. Nossa pele tem impurezas que devem ser retiradas para que não haja o acumulo delas. Sendo assim, lavar o rosto diariamente com sabonete é importante para que a pele continue sempre limpa. Já existem produtos para remoção de impurezas do rosto, se puder, use-os sempre antes de dormir. A pele ficará muito mais bonita e limpa.
Consequências: Espinhas e cravos.

Curiosidade

Uma doença pouco conhecida é o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), de pessoas que são obsessivas por limpeza. A principal característica é a presença por obsessões (pensamentos, imagens ou impulsos) que causam desconforto e ansiedade na pessoa, levando-as a tomar atitudes ou atos mentais voluntários e repetitivos com o intuito de reduzir a aflição. A obsessão mais comum é a preocupação com a limpeza, seguida por lavagens repetidas.
Sintomas da doença:
  • Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação;
  • Preocupação com simetria, exatidão, ordem, seqüência ou alinhamento;
  • Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis ou economizar;
  • Preocupações com doenças ou com o corpo.
Cuidar de si mesmo e da sua saúde é importante não só para você, mas para todos que estão a sua volta. Ser limpa e saudável corresponde a uma boa qualidade de vida, além de ajudar na auto-estima, que é muito importante tanto para mulheres quanto para homens. Se você é o tipo de pessoa que cuida somente dos outros e depois de você, mude isso, já! Antes de todos e de qualquer coisa, você deve se amar e estar bem consigo mesma, só assim poderá mostrar aos outros o que tem de melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário